terça-feira, 17 de março de 2015

Analisando jogadas do Meta 1# - Seek and Draw!


Um deck meta subiu pela parede, veio a kunami e a derrubou! A matéria de hoje sai do padrão que eu desenvolvo mas de qualquer forma as mudanças vem para o bem certo?




Como todos sabemos, Yu-Gi-Oh! nasceu numa bela manhã em um mangá, e como todo mangá precisa ser divulgado e nesse se falava de um card game, nasceu o yugioh TCG/OCG.
Tudo começou com o primeiro mangá que mais tarde virou aquele anime maníaco que depois se tornou na série de anime/mangá que conhecemos e amamos.
Mas a ideia é que, se há um jogo simplesmente há diversão e também há a competição certo?  Vários decks rodaram formatos até o estágio atual se adequando ao meta... O que é meta? Veja com nossa tia yugiwikia:


Imagem meramente ilustrativa

Meta (abreviação de Metagame para os jogadores mais chegados) se refere ao Deck(s) no atual cenário competitivo que possuem um grande sucesso, seja ele com vitórias de torneios ou simplesmente topando (para alguns até mesmo top 16 conta). Especificamente, quando jogadores falam sobre o meta, eles discutem sobre os estilos de decks e estratégias que são dominantes no meio competitivo(Valeu titia wiki).
 Tipicamente, decks meta são mais comuns maaaaaas como todo herói (ou para muitos vilão) temos um vilão(ou para muito herói, sei lá é meio bugado as ideias de alguns players) e assim abriremos a página da nossa tia yugiwiki para descobrirmos o que é um Anti-meta deck.
Um deck anti-meta é qualquer deck que é contruido para bater as estratégias dos decks mais popurlamente jogados.
Já existiram muitos decks que marcaram a história dos YCS como:Little City, Gravekeeper's, Gadget Opression e por aew vai (quem enfrentou dark world numa build fdp pra te lascar sabe do que se trata).
 P.S:Bem a titia ta bem desatualizada com os decks mas beleza entre esses decks temos algo em comum que são cartas que negam e controlam o campo, mão ou cemitério do oponente.

Mas estamos falando dos decks meta não estamos? E vamos analisar a coisa mais básica para um deck tentar caminhar do rogue para o aclamado meta (ou não HUE).

Decks meta procuram ser consistentes e rápidos em sua maioria das vezes, o que é consistência?
Bem se você procurar no dicionário vai achar um significado bem diferente mas pro lado do Yu-Gi-Oh! a consistência é quando seu deck consegue realizar pelo menos uma jogada simples num turno que você aparentemente não tem "nada" e para isso temos algumas mecânicas baseadas nas regras:
  1. Basicamente no livro de regras da Kúnami temos explicando que há 6 fases sendo elas:Draw, Standby, Main Phase 1, Battle Phase, Main Phase 2 e End Phase e um bom jogador sabe a hora certa de fazer uma jogada certa em cada uma das fases então o básico é estudar jogadas para se fazer nelas.
  2. Temos naturalmente um jeito de conseguirmos cartas do nosso baralho que é pela Draw Phase sendo assim normal mas, como o jogo se desenrola você pega mais cartas e assim mais jogadas serão realizadas. Assim, além do método "tradicional" de se conseguir cartas do baralho temos efeitos que fazem tanto draw quanto o search(search é poder ativar um efeito que vai pegar todo o seu baralho e olhar para escolher uma carta que o efeito ativado possibilita e trazer para mão,enviar para o grave ou dar SP Summon), e um bom deck tem suporte mínimo para realizar uma dessas tarefas com um pouco de regularidade.
Mas não se preocupe, praticamente todo deck tem pelo menos uma chance de realizar um draw/search e além de cartas como pot of greed não estarem no nosso dia-a-dia temos uma variedade grande de cartas como:


A famosa tech utilizada por Patrick Hoban que consta com cartas simplesmente "antigas". Sério, todo mundo achava loucura quando se falava em dar 1000 lp pro oponente ou perder preciosos 2 turnos da sua draw phase e hoje a negada briga por poder comprar um trio dessas belezinhas que fazem o seu deck ter umas... 31 cartas o que é ótimo para as suas jogadas certo? e se você adicionar um Cardcar D fica ainda melhor!



Antes a 1 no nosso (pelo menos meu) odiado TCG, agora há três maravilhosas cópias de Reinforcement of the Army!
Nem todos os decks tem cartas de search próprio como os HERO, Six Samurai, Hieratic e por bolotas vai, então se você usa um deck de Warriors, Reinforcement está ai para satisfazê-lo.













Por culpa dos Qli esta beleza que busca os vanilas de nv alto chegou a custar lascados 50 dilmas a cópia, isso mesmo! 50 dilmas numa carta que nem faço ideia quanto custava e ainda mais, nem sabia que sequer existia. Summoner's Art pode trazer qualquer monstro de nível alto para a sua mão desde que seja normal e que o nível seja de 5 para cima.













Bem e falando de antigamente sem dizer que estou esquecendo o efeito de Monster Reborn, Foolish Burial não tinha muita serventia até a chegada dos Chaos monsters, e olha que eles apareceram rapidinho no anime tornando-os ostentadores de vários títulos de torneios e donos de um dos Lockdowns mais motafoka que já existiram:Yata-garasu lockdown,era simplesmente o terror ficar vendo seus lp descendo de 200 em 200 até chegar no 0 por conta de um efeito que não o deixava puxar...isso mesmo, o infeliz consegue mudar uma das regras básicas do jogo! só seria menos devastador se Chaos Emperor Dragon - Envoy of the End não fosse ativado primeiro.









Gold sarcophagus já passou pela hype dos apela decks que já existiu, ativando um dos efeitos dos DR na época de ouro (e ainda hoje pois eles não morrem assim fácil) tornava essa carta um +1 no final das contas e isso como sempre é ótimo.
O melhor nessa carta é que você pode buscar qualquer carta desde um monstro a uma magica ou armadilha o ruim é ter de esperar os 2 turnos hehe.











Ficando ao lado de Reinforcement, temos aqui outra carta um tanto "genérica" se você for contar que ela pode buscar qualquer monstro do deck desde que o mesmo seja um dinossauro rei e hoje, é utilizado em todos os decks que utilizam os dino como parte da equipe.














Com a carta campo dos dragunity fora de cenário por aqui temos dragon Shrine substiuindo o seu trabalho sujo, e eu acho que esta carta só seria melhor se ela fosse contínua, mas isso já traria o Ban Hammer sobre ela não é mesmo? Hoje esta carta está com seu espaço garantido em decks Blue-Eyes, Chaos Dragons e DR remanescentes.














Ai aiai a era 5ds foi tão foda que simplesmente trouxe a tona o termo broken para os decks. Com os principais Tuners sendo nível um essa carta é poderosíssima em vários decks se bem utilizada (testa fazer um deck de skull servant com ela e tu vai ver o bicho pegar, agora se tiver outra maneira fique á vontade XD).













Joga de ritual?
Bem, essa é simplesmente a carta para você!Trazendo um ritual monster do deck e reutilizando as Ritual Spells que poderiam ter sido utilizadas como custo essa belezinha caiu nas graças dos mais diversos decks que carregam um infeliz de um cara chamado Trishula sabe?

















Com a chegada da era pendulum e com o tema do anime abrangindo TODOS os tipos de invocação até mesmo os vanillas ganharam alguns suportes e entre eles está aqui o dragoons of Draconia, um excelente buscador e alvo de Fire Formation - Tenki.















Já não bastasse a sua facilidade de invocação, os Rulers tem uma mecanica de busca que traz a mão um dragão do elemento de cada um deles caso ele seja banido por exemplio: Tidal traz dragões de água, Redox traz dragões de terra,Blaster traz dragões de fogo e Tempest os de vento. Altamente utilizados em decks que abusem dos efeitos deles fazem combos ótimos com os Mythic Dragons.










Summoner Monk é um ativo buscador, mas ele é diferente quando se trata de buscar, ele e outras cartas como A HERO Lives, a one for one que já citamos anteriormente,Transmodify entre outras, são cartas que sim, buscam, mas além disso é feito uma invocação especial diretamente do deck o que os torna um tipo de busca mais poderoso exceto por poderem ser negados por Solemn Warning.











Sacred Sword of Seven Stars é uma ótima opção de draw caso você utilize de muitos monstros de nível 7 como o caso dos decks dragon ruler, que fizeram com que esta carta fosse limitada a 1.















Se você é do lado OCG da força aproveite! Pot of Avarice está a 1 e pode fazer seu deck ter um poder de draw a mais, sem contar a restauração do seu deck(simplesmente perfeito para decks Synchro que estão em alta no japão).
















Decks Vanilla, ou que acabam utilizando alguns monstros normal como tech, podem fazer um uso a mais para os sem-efeito utilizando-o como custo de ativação de Common Charity e se pensar bem, não é nada caro se for vencer um futuro jogo certo? O único problema é que esta carta é armadilha o que a torna um tanto lenta, mas nada que umas temple of the kings não resolva certo?












Trade-in é para deixar certos decks mais... "leves" tirando aquela bagagem de level 8 da mão para trazer 3 cartitas e isso é muito bom em casos como os Galaxy photon e blue-eyes.















Cards of consonance são excelentes em decks blue-eyes e também alegra a vida dos Rulers por encher seu grave com o prato do dia deles.
















Se acha com sorte?Jogue a moeda. Só lembre que não é nada legal entregar 2 cartas de brinde para seu oponente.

















Pot of Dichotomy é legal mas... Apesar de, por termos fácil acesso a variados tipos de monstros graças a facilidade de acesso ao extra deck, temos que ficar sem uma battle phase e isso é um tanto complicado não?















Se você pesquisar algumas listas de decks variados na internelson, vai descobrir que pelo menos 70% dos decks desse e do formato anterior abusam do nosso amiguinho duas caras aqui. Essa carta é simplesmente excelente para primeiros turnos e para decks que não necessitem de muita Sp Summon (saudades Bubble e vanilla HERO Beatdown) e claro como vimos os outros 30% dos decks que não usam pode ser por escolha do jogador, ou por simplesmente respirar Sp Summon.











Olha, temos várias opções mesmo de draw power genérico mas eu particularmente não gosto de Hand Destruction. As vezes, dependendo do deck(dependendo MESMO) essa carta desencadeia um combo mas caso contrário coloque opr sua conta e risco(Lembrando que esta coisa so pode ser ativada se ambos os lados tiverem 2 ou mais cards na mão).













Apesar de só ver utilidade nessa carta dando target na Maiden with Eyes of Blue ela pode ser útil se você tiver planos para seus Spellcaster no grave... ah é ela te dá 2 cartas.
















Quer fazer estrago com essa belezinha? Ative quando seu oponente controlar um monstro de Extra Deck, ele vai ficar olhando você encher seu gracioso campo enquanto ele tem uma torrential tribute setada ah.... como os amigos são FDP, bons tempos.














Ta aew uma cartya que foi "feita para um arquetipo" e acabou caindo no gosto dos niggas em geral, é fire fist, é bujin é normal pendulum, é o obama é qualquer um com beast-warrior no deck usando mó loko, sem conta os 100zin de ataque a mais.















Pronto, procurado e encontrado todo e qualquer tipo de carta que vai ajudar a ter o que eu desejo na mão hora do próximo passo:

3 - Ver a próxima matéria.

Bem niggas espero que não tenham ficado com cegueira de tanto ver essas besteiras na matéria então encerro essa parte da nossa importante jornada ao deck consistente que tanto desejamos. Espero que tenham gostado e qualquer coisa não esqueçam dos comentários, eles vão ajudar e muito nas próximas partes! FLWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário